Maurício Gomyde é, certamente, um dos autores nacionais mais bem sucedidos e originais em suas histórias – e também muito querido. Existe em seus livros aquilo que os leitores chamam de uma particular idéia fixa para se criar mundo aberto, onde várias emoções e sentimentos comuns e familiares sobrevoam e permeia o imaginário humano; é assim que sua fórmula literária garante um espaço importante no mercado e conquista leitores apaixonados por enredos cativantes. Maurício – o Nicholas Sparks brasileiro – sabe o que é conquistar público por onde ele passa, sendo marcante a sua passagem por inúmeras eventos. 

Em O Rosto que Precede o Sonho (Editora Porto 71), o autor explora uma condição de vida, sonho e realização, mergulhando todas as ações de seus personagens às mudanças e frustrações que acontecem a todo o instante e tornam o nosso cotidiano desequilibrado e cheio de insucessos. Acontece que alguns acontecimentos – que fogem do controle e da regra prática do destino – surgem para trazer de volta perspectivas abandonadas, seja pela inércia do próprio personagem ou pela capacidade de anular uma existência. Dessa maneira, nasce a idealização do livro, que comenta minuciosamente a existência de uma série de sinais que explicam a lógica e ordem da vida. E, a principio, são os sinais que o personagem central – Tomas Ventura – se apossa para conservar a concentração que dá à história todos os seus principais aspectos e dimensões. Tomas é um homem que busca a realização de seus sonhos, que arrisca quando decide as suas escolhas, inteligente, e que, buscando entender o significado dos sinais que o atormentam, encontra alguém que faz tudo ganhar uma nova abordagem – Aurora. Esta, por sua própria personalidade, faz com que Tomas se sinta infinitamente tocado por uma experiência de companheirismo, carinho e amor incondicional. E é a partir dessas experiências que o livro começa a dar ao leitor uma repentina de idéia de identificação. 

A linguagem utilizada pelo autor é um recurso valioso que aproxima o leitor da história dos nossos personagens. Em si, as palavras do escritor Maurício Gomyde têm peso, são dignas de serem lembradas e, na medida do possível, repetida em gestos. A linguagem é simples, deliciosa e entretém como poucos livros conseguem. Outro recurso muito bom é a diagramação das páginas e a arte da capa, que não abusa do exagero, mas que alinha a idéia do romance. O Rosto que Precede o Sonho é um livro que entrega um amor convincente, sem ser demasiadamente pretensioso, tocante, coeso e interessante. É um livro que define a vida e a maneira como a concebemos. É um livro para nunca mais ser esquecido, porque emociona de verdade e arranca lágrimas.

Maurício Gomyde entregou um livro sutil e verdadeiro e, com isso, ainda soube investir em referências de cultura pop (o que achei um destaque à parte), ganhando a admiração e o respeito de seus leitores. 

  
QUOTE DO LIVRO:

“ Então, quem sabe um dia. Esse “um dia” pode ser tarde demais... Não existe a palavra “tarde” quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai.”


7 Comentários

  1. Oi :)

    Cara estou doido nesse livro ele é um nacional que desejo muito, e essa capa tudo de bom !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada com esse livro, acho que nós devemos dar mais valor aos escritores nacionais.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom mesmo, os escritores nacionais deveriam ser mais valorizados,dá pra ver que ele tem um talento lindíssimo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Que resenha inspiradora! Ainda não li "O Rosto que Precede o Sonho", mas a sinopse do livro sempre me deixou curiosa para dar uma conferida na narrativa do Maurício Gomyde e agora com essa resenha, eu preciso ler algum livro do autor!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de seu blog.
    Gostaria que você pudesse visitar o meu Blog :) vou deixar o link:
    http://coisasdemeninos91.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro do autor, mas a capa realmente é linda !
    Gosto de histórias de romances sem exagero e tocante. Espero poder ler o livro algum dia.

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!