Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

1 de setembro de 2013

RESENHA DO LIVRO PRINCESA DE GELO - THAYANE GASPAR



Sinceramente, confesso que não sou muito fã de livros que abordam as várias temáticas que envolvem reflexões sobre a mudança de mentalidade jovem e todo o seu processo de encontro consigo mesmo, porque geralmente são repetitivos e monótonos. Eis que os comentários acerca de Princesa de Gelo (Editora MODO), da autora Thayane Gaspar – até então desconhecida, pelo menos para mim – ganharam as redes sociais e eu, super curioso como sempre, fui conferir um pouco sobre esse título nacional. Então, cheio de curiosidade, assim que recebi o livro, comecei rapidamente a leitura.

Bem, a história do romance gira em torno da personagem Alessa Deluise e de uma série de descaminhos tortuosos que a sua vida toma, de modo que ela simplesmente se fecha para diversos aspectos e sentidos existenciais da sua própria vida e, gradualmente, tudo a sua volta vai ficando mais escuro, sombrio, solitário e enervante. A personagem tem a personalidade muito marcada por conflitos internos e, em alguns momentos, a sua saída para escapar de tudo isso é manifestada através de automutilações frequentes e suicídio. Em um clima de tensão, registrada de maneira complexa e dedicada pela autora, o livro vai ganhando um ritmo, o que parece ser um dos pontos marcantes da história. A técnica é estruturalmente desenvolvida, conquista o leitor, mas peca no sentido de que algumas pequenas falhas de revisão comprometem a compreensão de alguns parágrafos. Mesmo sem ser um problema, o método de escrita é leve e nos acompanha durante todo o curso da história. 

Thayane Gaspar soube eficientemente aproveitar o momento para instituir reflexões pessoais pertinentes, necessárias e colocadas. Se o leitor conhece alguns casos muitos parecidos com o da Alessa, certamente Princesa de Gelo vai denunciar a forma como eles e comportam e estudam suas próprias ações de vida. Outro ponto interessante e que merece atenção especial é a preocupação da autora em não traçar um perfil único, mas trazer para a realidade do leitor um caso muito particular. E ela consegue dar vida e voz à Alessa, e consegue mais ainda quando faz surgir na história outro personagem de quem eu particularmente gostei muito – o Eric Lacrov.

Este, pelo seu teor de importância, também conquista o leitor, porque acaba sendo uma peça fundamental para a mudança da Alessa. E os momentos construídos pelos dois são descritos pela autora com eficiência, de maneira bem humorada e sutil, já que a própria história também é permeada por acontecimentos passados – como flashbacks – que são o ponto de partida para alguns entendimentos. Discordo de algumas resenhas que tiram o mérito do livro Princesa de Gelo, porque entendo o quanto a escritora precisou ser o mais realista possível no momento de retratar temas tão polêmicos. E nisso, Thayane foi feliz, muito feliz mesmo.

A capa do livro tem uma boa estrutura e design gráfico – e eu gostei –, a diagramação é boa, apesar de algumas falhas (que não fazem perder o clima do romance) e Thayane Gaspar é uma autora muito talentosa e habilidosa com as palavras, além de ser muito simpática, que certamente vai crescer na carreira e ainda vai conquistar mais leitores. No fim das contas, Princesa de Gelo é um livro para ser lido, sem sombra de dúvidas, e que merece atenção especial pela sua filosofia de vida e debate.


Um quote, para você ficar conhecendo um pouco mais do livro:

“... Sabe quando um pequeno toque abrupto pode estilhaçar uma peça de vidro artesanal? E por isso utilizam cercas e obstáculos para que estejam seguras sempre? Eu sou exatamente assim. A maquiagem, os piercings, as palavras cruéis, tudo é um simplório mecanismo de defesa para que eu não me quebre e me despedace em milhões de pedaços.”











    
Até a próxima, pessoal! Espero que tenham curtido a resenha.



6 comentários:

  1. Mais um ótimo trabalho! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Fiquei muito curiosa pra ler o livro. Adoro leituras que tratam de assuntos polêmicos rs. E adorei a capa =D

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sabia da existência desse livro, mas fiquei bem empolgada depois de conferir sua resenha. É sempre chato encontrar erros de revisão, isso prejudica um pouco, mas se a estória é bem escrita, dá para relevar. Realmente, os livros que abordam essa mudança de personalidade na adolescência não me conquistam muito, mas o que ganhou a minha intenção foi os temas polêmicos que a estória aborda e como eles foram desenvolvidos pela autora. Fiquei curiosa! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo! Que presentão que eu ganhei! Sem dúvidas é uma das resenhas mais lindas que eu já li. Muito obrigada! De coração! E espero que você curta bastante Mitral e que esse livro não te decepcione!
    Beijos!!!
    Thay

    ResponderExcluir
  5. Foi bom realmente ler uma resenha de uma autora que está começando a crescer no mundo literário, afinal, você pode dizer para alguns amigos "Conhece essa autora? Não, ela tem um livro maravilhoso". Ops, é ler este livro rs. A resenha despertou em mim a vontade de lê-lo futuramente, vamos ver se isso acontece né ?

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que leio sobre o livro e também não conhecia a autora.
    A capa é realmente linda. Eu gosto de livros bem pé no chão, que trazem a realidade fora do livro. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!