Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Blog Archive

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

3 de maio de 2014

Roadie - A minha vida na estrada com o Coldplay (Matt McGinn)

Título: Roadie - A minha vida na estrada com o Coldplay
Autor: Matt McGinn
Número de páginas: 207
Editora: Lafonte
Sinopse no Skoob
Classificação:


Aposto que muitos de vocês não sabem o que é um roadie, certo? Antes de começar o livro, eu também não sabia. Segundo o Wikipédia, Roadie (do inglês road, estrada, + a terminação diminutiva ie) seria o estradinha num neologismo popular e carinhoso. Seu apelido originou-se da sua função principal que era estar sempre nas estradas, durantes as grandes turnês de músicos norte-americanos, que viajam grandes distâncias em caravanas de ônibus leito. Atualmente, os roadies são indispensáveis em concertos e turnês pelo mundo inteiro e são quem executam toda parte pré-produção de um show, preparando inclusive o palco para o concerto. 

E Matt McGinn foi um deles. No livro, Matt conta como foi passar de um cara que daria tudo para tocar numa banda para um roadie do Coldplay, detalhando seus altos e baixos durante esse período, suas amizades e por que, independentemente da quantidade de equipamentos e do trabalho que é movimentar uma banda, o show deve sempre continuar.


“Qualquer pessoa que tenha deixado um sonho escorrer pelos dedos sabe exatamente do que estou falando. Não é grande coisa, certo?
Ah, qual é, façam-me o favor. Dói como o fim doloroso de um relacionamento vezes dez. Você meio que não entende o que deu errado, mesmo que saiba, lá no fundo, e a ideia de aceitar isso completamente é inconcebível. Eu queria ser um astro do rock desde 1972. Então por que eu não era especial? Por que subitamente deixei de ser elegível? E quanto a todos aqueles anos?”

Apesar de autobiografias não serem muito a minha praia, me diverti muito com o livro, que além de expor o relacionamento entre os integrantes da banda, uma comparação da mudança da vida de Matt e todo o sucesso que o Coldplay foi adquirindo ao longo dos anos, também tem uma linguagem bem informal, fluída e que faz o leitor, de alguma forma, se aproximar do Coldplay. O livro faz sim frequentes menções sobre os integrantes da banda, mas acredito que ele seja mais sobre o dia a dia de quem se viu, de repente, tendo seu maior sonho tornar-se realidade. Matt até então não era habituado com glamour e aborda tudo isso com um toque de humor, impedindo com que em algum momento a leitura fique cansativa.

Eu achei o livro muito legal. Quem me conhece sabe que sou totalmente viciada em música e foi muito interessante conhecer os bastidores de uma das bandas que até então eu não conhecia muito bem, apesar de adorar algumas músicas e vez ou outra me pegar cantando algumas delas. Para-para-paradise... quem nunca? HAHAHA.

Por fim, recomendo o livro não só aos amantes de Coldplay, mas também aos não-adeptos ao rock e que gostariam de dar uma chance a esse gênero musical tão amado por Matt McGinn. Só não obteve 5 estrelas por autobiobgrafias realmente não serem muito minha praia, mas, tirando isso, achei tudo perfeito. Porque além de possuir fotografias exclusivas dos bastidores e um glossário - que, acreditem, o autor também conseguiu deixar engraçado - sobre os equipamentos mencionados durante a leitura, Matt faz com que o leitor se comova com suas memórias sobre a família que, infelizmente, teve que deixar pra trás, as saudades que sentiu de casa e como foi ser roadie de uma das bandas mais conhecidas do mundo.

2 comentários:

  1. Meninas, o blog está ótimo e pelo que vejo cresce feito planta. Parabéns! Muito bom vir aqui. Blogueiras, aproveitem e comentem meu “THE SMITHS, O CONTO” http://jefhcardoso.blogspot.com Ficarei grato. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gente, jurava que era um livro de ficção! Jamais imaginei que poderia ser uma biografia, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!