Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Blog Archive

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

10 de março de 2014

Resenha: O livro do amanhã - Cecelia Ahern

Título: O Livro do Amanhã 
Autora: Cecelia Ahern 
Páginas: 368 
Editora: Novo Conceito 

   Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

---------------

   “O livro do amanhã” conta a história de Tamara, uma menina de 16 anos que vê sua vida mudar radicalmente após ter encontrado seu pai morto no escritório de casa.
   Tamara era uma menina rica, esnobe, rude e grosseira, não importava-se com os sentimentos alheios e com a opinião dos outros. O fato que a faz mudar – não totalmente, mas aos poucos -, é o de ter que se mudar da metrópole para um cidadezinha do interior, para uma casa simples de seus tios e para uma vida monótona e sem grandes surpresas (era o que a mesma pensava).
   “Antes, eu nunca pensava no amanhã. Vivia no aqui e agora. Queria isso já, queria aquilo agora. (...) Nunca recuei um passo, nem dei um passo fora do meu mundinho, para pensar por que cargas d’água eu dizia ou fazia tais coisas, e o que era magoar outra pessoa.”
   Tamara vê sua mãe totalmente inerte, insana, ela vive dormindo e fala frases sem contexto algum. Está “fechada em seu próprio mundo”.
   Rosaleen e Arthur são os tios que acolhem mãe e filha, sendo Arthur irmão da mãe de Tamara. Apesar do jeito protetor de Rosaleen, Tamara tem dificuldade de relacionar-se com ela.
   Há uma biblioteca itinerante na cidadezinha, e quem a controla é Marcus, um bibliotecário charmoso. Tamara encontra um livro curioso lá, o mesmo não tem titulo, nem autor e o mais intrigante: está trancado. A descoberta desse livro irá mudar mais ainda a vida de Tamara. O que estará escrito nele? Por que está trancado? Que mistérios esconde? Quem é Rosaleen, afinal? E Arthur? Tudo será descoberto a partir do momento que Tamara abrir o livro.
   Não gostei muito do livro. Talvez ele não tenha me prendido tanto porque não era tudo aquilo que eu esperava. No começo, Tamara é insuportável e até me impressionei com algumas coisas que ela fez e falou (me choquei, para ser mais precisa), porque ela só tem 16 anos!
   O livro começa a ficar realmente interessante no finalzinho, quando Tamara descobre toda a verdade sobre a vida dela, mas não fica especificado no livro o por quê do diário e como é que ele “escrevia sozinho” (ou como as palavras apareciam escritas, com a letra de Tamara, um dia antes de realmente acontecerem).
   Enfim, é uma história bem narrada sim, tem emoção e comoção e o final é bem surpreendente (você não estará mesmo preparado para ler o que lerá haha).

Quote:
 “Não se deve impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante das pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte.”


5 comentários:

  1. Oi :)

    Minha prima leu: O Presente da autora e elogiou bastante. Estou doido para ler O Livro do Amanha, espero comprá-lo até Maio... Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li P.S. Eu Te Amo (ótimo) e O Presente (bom), e ainda estou para ler os demais livros da Cecelia. Gosto muito da escrita da autora, e apesar de ter lido um monte de resenhas nem tão positivas assim acerca de O Livro do Amanhã, espero que essa leitura me agrade um pouco. As expectativas, claro, diminuíram bastante, mas lerei por gostar da autora.

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Da autora só li "P.S. Eu Te Amo", e achei o livro muito bom!
    Esse livro está na minha lista de desejados há um tempo considerável, mas fiquei meio receosa por você ter dito que não gostou muito.

    Sua resenah ficou ótimo! :D

    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu estou super querendo ler esse livro, e, agora que vc falou em final surpreendente, me empolguei mais ainda!
    Beijinhos

    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!